Miguel
Arquiteto formado pela Universidade Técnica na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 1993, Miguel Lopes iniciou a sua carreira profissional ainda durante a licenciatura no atelier do Arq. João Paciência onde participou em vários projectos e concursos, integrado em equipas pluridisciplinares.
Colaborou no atelier Frederico Valsassina durante 26 anos, ente 1997 e 2023 onde participou e desenvolveu projectos, coordenando equipas em processos de diferentes complexidades, desde concursos de arquitectura, passando pelo o desenvolvimento das diferentes fases de projecto e acompanhamento das obras até à conclusão final. Polivalente na área de projectos e obras dos mais variados ramos, como equipamentos desportivos, comerciais, edifícios de serviços, edifícios e conjuntos habitacionais, projectos de hotelaria, entre outros, e de onde se podem destacar:
Complexo de Piscinas Olímpicas para o Estádio Universitário de Lisboa e complexo de Piscinas Olímpicas para os X Jogos Africanos em Maputo, o Centro de Ténis do EUL, e o mais recente Surf Parque em Óbidos. Em complexos comerciais as diversas ampliações do Centro Comercial Braga Parque; Edifícios de Residências Assistidas para o Grupo Mello na Parede, Junqueira e Parque das Nações e em Oeiras para o ACP;
Edifícios de habitação junto de inúmeros promotores e investidores nacionais e estrangeiros como edifícios da Praça de Espanha, conjunto de edifício de habitação” Lote 3” Belas Clube de Campo, Casal de Santa Luzia na Estefânia, Villa Infante na Av. Infante Santo, Av. 5 de Outubro 271, Rua Rodrigo da Fonseca 11 (The Nest), Artilharia Um 33 (Mulberry Hill), Rua Gomes Freire 18 (Scenic), Rua Silva Carvalho 32, Rua de São Mamede 25, Calçadinha dos Olivais e Av. Julius Nyerere em Maputo. No ramo da hotelaria, o Hotel Serra da Chela e o Hotel Belas Business em Angola, The Largo Hotel no Porto (5 *), Hotel Lumen (5 *), Tagus Square / NH Hotel (5 *) ambos em Lisboa,e Edifícios na Fontes Pereira de Melo 18 a 26 do Grupo Sana. Edifício de escritórios na Alameda dos Oceanos 117 e Edifício dos CTT no Parque das Nações, a Sede RTP em Lisboa, a sede Novartis no Tagus Park, os Edifícios e praça das portagens para a Brisa na Maia e Ermesinde.
Acredita que a tecnologia é essencialmente uma ferramenta para auxiliar todo o processo criativo e que todos os projectos são sempre ótimos desafios para investigação da forma e função em busca de um resultado coerente e integrado sempre com uma preocupação estética associada.
Velejador de competição desde os 13 aos 30 anos, com carta de Patrão de Costa e formador de cursos de navegação de recreio durante 3 anos, sempre se destacou pela exigência e profissionalismo, na superação das dificuldades com persistência e trabalho. Continua intimamente ligado ao mar e a diversas atividades náuticas.
Projetos feitos pelo Miguel
Arquitecto com mais de 35 anos de experiência nacional e internacional.