
Fase 03
Os licenciamentos são autorizações para realizar a obra. Os respetivos pedidos são imperativos em grande parte dos processos de construção. Porém, algumas obras dispensam essas licenças. Por exemplo: as obras de reabilitação, conservação e alteração com “escassa relevância urbanística”, que não alterem a estrutura e aparência exterior do edifício podem prescindir deste passo.
LICENCIAMENTOS
É importante salientar que, apesar das exceções à regra no âmbito dos processos de construção e pedidos de licenciamento, se o ativo imobiliário for considerado património ou se estiver localizado numa zona histórica, terá sempre de ser submetido algum tipo de licenciamento. Na Architect Your Home lidamos com estes processos todos os dias.
Aprovação preliminar do projecto de arquitectura
O Pedido de Informação Prévia (P.I.P.) tem como objetivo uma aprovação preliminar do Projeto de Arquitectura. Quando um dos nossos arquitetos desenvolve um P.I.P., integra os desenhos de estudo prévio para aprovação municipal do aspecto global da proposta, bem como outros elementos necessários, como a altura, alterações na fachada e materiais do projeto.
Coordenação des especialidades intervenientes
Todos os projetos têm outras especialidades envolvidas — estrutura, águas, esgotos ou eletricidade — que devem ser compatibilizados para ir ao encontro da ideia inicial do cliente. Os nossos arquitetos estão qualificados para coordenar todas as especialidades intervenientes e estes processos e integrá-los no projeto.
Aprovação do projecto de arquitectura
Os desenhos de licenciamento têm uma escala mais detalhada do que os do Estudo Prévio, considerando, sumariamente, as restantes especialidades do projeto, às quais se juntam os quadros de áreas e parâmetros urbanísticos, acessibilidades, memória descritiva e fotomontagens. Esta é a fase que conduz à aprovação do Projeto de Arquitetura.
Aprovação do projecto de arquitectura e especialidade
Caso haja um P.I.P. aprovado, o projeto de arquitetura pode ser apresentado à autarquia em conjunto com as especialidades. Neste caso, que deve sempre ser coordenado por um arquiteto, a aprovação é mais célere. A aprovação do Projeto de Arquitectura e especialidades é o objetivo desta fase.
Mantendo o projecto "na linha"
Os projetos atravessam diferentes fases, tramitando por várias entidades e tendo a intervenção de variados stakeholders. O nosso arquiteto acompanhará o processo junto da autarquia, do engenheiro das especialidades e outras entidades, garantido que tudo está coordenado e é aprovado no tempo estimado.
Agendar uma Consultoria Inicial
Benefícios desta fase
Histórias Reais dos Nossos Clientes
Os nossos clientes são o maior testemunho da nossa experiência.